Pólo de Mossoró realiza I COIME

     Foi realizada nesta sexta-feira (28) a  I Conferência Intermunicpal de Educação (COIME) no pólo de Mosssoró. De acordo com o coordenador geral do SINTE/RN e integrante da comissão organizadora do COIME, José Rômulo Arnaud Amancio, a conferência foi um sucesso. A equipe já pensa na II Conferência que acontecerá dia 21 de setembro. Participarão os municípios de Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Janduís, Mossoró, Olho D’água dos Borges, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Tibau.

CNTE organiza mobilização por implantação do piso salarial

     A CNTE vai promover, no próximo dia 16 de setembro, em Brasília, um ato político em defesa da implantação do Piso Salarial Nacional em todos os estados e municípios brasileiros. Haverá também uma manifestação na sede do Ministério da Educação para cobrar do Governo mais empenho na implementação do piso nos estados.

     As mobilizaçãoes serão realizadas no Auditório Senador Petrônio Portela, no Senado Federal (12:00 h), e em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 14 horas. A CNTE deliberou que os sindicatos devem enviar representantes para os atos. A Confederação pretende reunir pelo menos mil trabalhadores em educação em frente ao STF.

SINTE/RN pressiona SEEC e vice governador pelo cumprimento dos compromissos

     A diretoria do SINTE/RN deverá se reunir amanhã (01) com a Secretaria de Educação do Estado para discutir o pagamento da Letra e o Piso Salarial.

  A reunião foi marcada na manhã da última sexta-feira (28), diretamente com o vice governador Iberê Ferreira, que se comprometeu a intervir pessoalmente para solucionar o caso.O compromisso se deu em reunião informal que contou com a presença dos diretores do SINTE/RN Janeayre Souto, Canindé Silva e Marcelo Dantas, da Coordenadora Fátima Cardoso, do deputado Fernando Mineiro e a deputada Fátima Bezerra.


  

Direção do Sinte-RN estuda estratégias para garantir cumprimento dos compromissos do Governo

     A direção do Sinte-RN está estudando quais as táticas mais eficazes para garantir o pagamento das letras e a instituição do piso salarial.   As estratégias estarão dentro da linha de atuação do sindicato: diálogo, denúncia e enfrentamento.  Uma dessas estratégias é buscar os aliados dos trabalhadores em educação em outras esferas de poder.

     Assim, o Sindicato está pedindo a interferência da deputada Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro junto à Governadora para que se reverta essa situação.  Contudo, para a diretoria isso não pode representar, nem de longe, qualquer tipo de dependência.  “Vamos buscar todo apoio possível, mas sabemos que nosso poder está mesmo é na nossa capacidade de mobilização”, alerta Fátima Cardoso, Coordenadora Geral do Sinte-RN.

     De antemão já está marcada uma parada para o próximo dia 16, em defesa do Piso Nacional.  Trata-se do Dia Nacional de Luta convocado pela CNTE.  “Este será um momento para demonstrarmos publicamente nossa indignação”, ressalta Fátima.  O programa Extraclasse TV, assistido por mais de 40 mil pessoas em todo o Estado, também vai se somar a denúncia.  O tema será abordado no próximo domingo, em entrevista ao coordenador geral do Sindicato, José Teixeira.

     A utilização de outros veículos de comunicação também está sendo avaliada.  Contudo, a estratégia está sendo montada para que as promoções e o piso sejam implantados efetivamente.  “Para nós, o  importante é que no final os profissionais da educação recebam nos contracheques o fruto dessa luta.  Não vamos passar os pés pelas mãos.”, ressalta Fátima Cardoso.

O Extra Classe TV deste domingo (30) destaca evento na E. E. Tiradentes

     A mostra cultural realizada nesta quarta-feira (26) pela E. E. Tiradentes (Barro Vermelho, em Natal) é um dos destaques do Extra Classe TV deste domingo (30).

     O evento foi promovido em comemoração ao dia do folclore. A coordenadora de cultura do SINTE/RN, Vicência Arimatéia, estava presente no evento e parabenizou a iniciativa da escola. “a E. E. Tiradentes trabalhou a cultura de maneira diversificada  e os alunos aprendem mais através da vivência de atividades lúdicas. É uma experiência enriquecedora tanto para o professor quanto para o aluno” disse. Vicência destacou ainda a importância da cultura de paz na formação da identidade dos jovens, “isso provoca uma reflexão crítica acerca dos conhecimentos que estão sendo passados para eles”.

Outro ponto fundamental que ela ressaltou foi que "mesmo com suas limitações a equipe da E. E. Tiradentes não abriu mão de realizar a mostra cultural”.

     O programa vai ao ar na TV Ponta Negra a partir de 8:50 h deste domingo.

Inscrições para Prêmio Professores do Brasil se encerram nesta segunda-feira (31)

     As inscrições para o prêmio Professores do Brasil se encerram nesta segunda-feira, dia 31. Educadores da rede pública de todo o Brasil podem se inscrever. O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com instituições parceiras.

     O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica. Desde que comprovado o êxito no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

     Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio.
As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até R$ 2.000,00 (dois mil reais).

     O Prêmio Professores do Brasil premiará até 40 experiências, sendo 10 para cada etapa da educação básica e 8 por região. Os professores e diretores ou representantes das escolas premiadas nesta edição do Prêmio tem participação assegurada no Seminário, que acontecerá em Brasília, com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio.

     Inscreva-se aqui.

     No ano passado, a professora Edna Maria da Silva, do Núcleo de Ensino Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ganhou o prêmio abordando uma temática de ciências naturais. Ela desenvolveu junto com seus alunos da educação infantil, na faixa etária de 3 e 4 anos, o trabalho "Tubarões, uma viagem ao fundo do mar". Durante um bimestre ela aplicou em sala de aula atividades interativas sobre o tema, relacionando-o à linguagem oral e escrita, às artes, matemática e a outras áreas do conhecimento.

     "Enquanto trabalhávamos o nosso personagem construíamos também jogos dramáticos, fantasias de tubarão e até visitas a aquários da cidade', disse a professora, estimulando em seguida a participação dos professores do Nordeste: "É um engano pensarmos que não temos chance porque estamos distantes dos grandes centros. Suas trabalhos importantes que muitos educadores até já fazem em sala de aula, apenas não têm a iniciativa de expor e concorrer a um prêmio", disse a professora Edna Maria. Em 2008, ela recebeu premiação em dinheiro, troféu e a escola foi contemplada com equipamentos multimídia.

 

*com informações do ministério da Educação e do Diário de Natal

Letras:  governo escondeu o jogo até o último momento

     A direção do Sinte-RN manteve o acompanhamento constante junto à Secretaria de Educação, cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Governo.

     Sem exceção, todas as respostas da Secretaria Estadual de Educação, garantiam o pagamento da Letra no contracheque deste mês.   Mas, por segurança, a direção do Sindicato procurou a Secretaria Estadual de Administração, por ocasião do fechamento da folha de pagamento para confirmar se estava tudo certo.

     Foi apenas nesse momento que o Governo abriu o jogo:  não haveria pagamento este mês.  A desculpa era de que, como se tratava de uma despesa para toda uma categoria, seria necessária a aprovação de uma lei e a conseqüente publicação em Diário Oficial. 

     No período seguinte, o Sindicato intensificou a pressão junto à Secretaria de educação exigindo a reversão do quadro, sem sucesso. 

     “Obviamente, a desculpa da falta da Lei não cola, já que o Governo teve quatro meses para fazer isso”, observa Vera Messias, diretora de assuntos jurídicos do Sindicato.  Diante da indignação dos diretores do Sindicato, o chefe de recursos humanos da Secretaria de Educação, Pedro Guedes,  afirmou que “acha” que o pagamento pode ser feito em setembro.

Publicação de letra é vetada por falta de lei

     Procurado por diretores do SINTE/RN, o secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, disse que todos dos procedimentos para a publicação da promoção de mais uma letra foram adotados, inclusive o encaminhamento à secretaria de administração. Porém quando a diretoria do SINTE/RN procurou saber do andamento do processo, foi informada de que o Tribunal de Contas vetou a publicação da letra, sob o argumento de que seria necessário uma lei que a regulamente.

     “É uma grande falha, passaram-se quatro meses e o Governo não tomou as providências necessárias, o que indica que o acordo firmado não está sendo respeitado”, protesta Fátima Cardoso, coordenadora geral do SINTE/RN. Ela afirma que o Sindicato irá lutar por uma folha de pagamento suplementar, com efeito retroativo a agosto, para garantir que o direito seja pago. Será averiguado também se o argumento utilizado pelo Governo tem fundamento.

I Conferência Intermunicipal de Educação do pólo Mossoró será nesta sexta-feira

    Acontecerá nesta sexta-feira (28) a  I Conferência Intermunicpal de Educação (COIME) no pólo de Mosssoró. O encontro acontecerá durante todo o dia no Hotel Villa Oeste.

O SINTE-RN participou ativamente da preparação da Conferência, através do seu coordenador Rômulo Arnaud

     O SINTE/RN estará sendo representando pelo coordenador geral do Sindicato, José Rômulo Arnaud Amancio, que também compõe a equipe organizadora da COIME.

     Participarão do encontro os municípios de Açu, Apodi, Campo Grande, Espirito Santo, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Serra do Mel, Triunfo Potiguar, Umarizal e Upanema.

Professora desabafa sobre as condições da educação públicas do RN em artigo publicado em jornal

     A professora e psicóloga Verônica Dutenkefer teve seu artigo “Professor – Uma espécie em extinção” publicado na coluna Hoje do jornalista Marco Aurélio de Sá na edição desta terça-feira (25) do Jornal de Hoje. Verônica começa o texto dizendo que trata-se de um “desabafo de uma profissional que está lecionando há mais de 22 anos e que não sabe se sobreviverá por mais dez anos, que é o tempo que ainda precisarei trabalhar (por mais que ame muito o que faço)”. O texto segue mostrando as precárias condições da educação pública do RN.

     Leia o texto na íntegra aqui.

Trabalhadores em Educação de Pedro Velho realizarão mais um Protesto nesta Quinta-feira (27)

     Os trabalhadores em educação de Pedro Velho realizarão, nesta quinta-feira (27), mais uma manifestação reivindicando que os gestores municipais cumpram os acordos firmados.

     Com os salários atrasados desde o ano passado e sem receber desde o mês de junho deste ano, os manifestantes farão uma caminhada a partir das 8h00. As mobilizações vem ganhando força no município e estima-se que esta seja ainda mais participativa.  

     Embora o prefeito já tenha assinado um termo de ajustamento de conduta no Ministério Público, os problemas continuam sem solução. A coordenadora do núcleo municipal do SINTE vem, inclusive, sofrendo retaliação por parte do prefeito e de pessoas da secretaria municipal de educação por causa das manifestações.


O SINTE/RN esteve presente nos últimos atos representado pelos diretores Anselmo Pamplona e Canindé Silva. 






Educadores Infantis poderão ter Plano de Carreira Diferenciado

     Os educadores infantis poderão ter um Plano de Carreira específico de acordo com proprosta apresentada pela Prefeitura de Natal. Embora considere a medida positiva, o SINTE/RN defendia que os estes educadores fizessem parte do Plano de Carreira dos demais. Por isso convoca-os para uma reunião amanhã às 15:00 h no auditório do SINTE/RN para debater a proposta.

     Na sexta feira, dia 28, acontecerá uma reunião do Conselho Municipal de Educação. Na ocasião o SINTE/RN apresentará o resultado da discussão.

Somente metade dos Professores Aprovados no Concurso de 2005 compareceu às Direds até agora para Efetivar Nomeação


     Apenas a metade dos professores aprovados no último concurso do Estado e que foram convocados para  assumir o cargo compareceu à 1ª Dired. A falta de comunicação na Secretaria Estadual de Educação e Cultura  foi a causa. A Seec não tem os dados dos aprovados no concurso, realizado em 2005, o que impossibilita o  contato com os nomeados.

     Ao todo, 79 professores foram convocados. A lista com a relação dos aprovados foi publicada na edição desta  quarta-feira (5) do Diário oficial do Estado.

     Os convocados devem comparecer, até o dia 04 de setembro, à Comissão Permanente de Inspeção Médica  Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, localizada na sede da EMATER, no Centro Administrativo, no horário  das 8 às 12 horas. Na ocasião os profissionais devem apresentar os seguintes exames:
- Sumário de urina com sedimentos copia;
- Parasitológico de fezes;
- Hemograma
- Glicemia de jejum;
- Raio-X de tórax em PA com laudo médico radiologista;
- VDRL;
- Testes alérgicos com parecer de médico alergista;
- PSA para candidatos do sexo masculino com idade acima de 35 anos;
- Audiometria com parecer do médico otorrinolaringologista;
- Eletrocardiograma com parecer médico de cardiologista;
- Mamografia para candidatas do sexo feminino com idade acima de 35 anos (com validade até 12 meses);
- Atestado de sanidade mental expedido por médico psiquiatra;
- Citologia oncótica (com validade até 12 meses)
- Cartão de vacina anti-tetânica;
- Laudo de ginecologista assistente, para gestantes, por estarem isentas dos exames radiológicos.

     Os professores nomeados vão trabalhar em Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, Senador  Elói de Souza, Lajes, Acari, Caicó, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Grossos, Mossoró, Tibau, Apodi e  Bento Fernandes. São professores de Ciências, Geografia, Educação Artística, História, Ingles, Matemática,  Português, Filosofia, Biologia e Educação Física.

Diário Oficial do Estado publica lista de promoções verticais e de aposentadorias

     Na edição deste sábado, dia 22, o Diário Oficial do Estado publicou mais uma lista de promoções verticais e uma lista de aposentadorias.

Direção do SINTE/RN vai à SEEC acompanhar andamentos de publicação de promoções e  do piso salarial

     Diretores do SINTE/RN realizaram uma visita à Secretaria Estadual de Educação e Cultura  (SEEC) tomar conhecimento dos procedimentos adotados para a publicação da promoção de mais uma letra de acordo com o compromisso firmado no final da última greve.  Outro assunto tratado foi a implantação do Piso Salarial Nacional. Agora, quem ainda não tem nenhum quinquênio vai ter direito a um reajuste de 14, 93%.  Quem tem um quinquênio  receberá 9%.  Aqueles que tem dois receberão 6% e quem tem três receberá 4,47% de  aumento. Já aqueles que tem quatro ou mais quinquênios não tem direito ao acréscimo.  Isso por que o Supremo Tribunal de Justiça autorizou o uso de gratificações para a composição do valor do piso.

    Desde o dia último dia 4 de agosto, o secretário de educação, Ruy Pereira, encaminhou essas demandas à Secretaria de Administração.  Os diretores do Sinte-RN, no entanto, solicitaram informações sobre a forma da implantação dessas vantagens.  Em função disso o Secretário Ruy Pereira pediu uma audiência com o secretário de administração, Paulo César Medeiros para tratar do assunto.   Participam da visita os coordendores gerais, Fátima Cardoso e José Teixeira e os diretores Janeayre Souto e Luís Noberto.  Amanhã(20) a direção do Sinte-RN estará mais uma vez na SEEC para receber a resposta.


Profuncionário começa em Mossoró


     Nesta quarta-feira, dia 19 acontecerá a aula inaugural do curso do Profuncionário em  Mossoró. O evento vai ser realizado, às 19:00 h.  O Sinte-RN será representado pelos diretores: Assis Filho, Janeayre Souto e Maria Beatriz Lima.


Currais Novos sedia Conferência Intermunicipal de Educação

     Nesta quinta, dia 20, será realizada a Conferência Intermunicipal de Educação no pólo de  Currais Novos. Esta é a quinta de um total de 18 conferências e traz como tema “Construindo  um Sistema Nacional Articulado de Educação”.   O Sinte-RN será representado pela coordenadora geral Fátima Cardoso e pela diretora Janeyre Souto. Segundo Fátima Cardoso, Esses eventos estão possibilitando a realização de uma ampla a discussão sobre as mudanças na educação brasileira.  O Sinte-RN defende que deve prevalecer o conceito da qualidade em contraposição à educação de mercado. 

    Outro tema abordado nas conferências são os sistemas de avaliação apresentados atualmente pelo MEC como o Enem.  Para Fátima Cardoso, esses sistemas são insuficientes para melhorar o ensino.     Para ela é preciso estabelecer uma avaliação que possibilite o diagnóstico dos problemas reais da educação e, a partir daí, encontrar soluções. "Além disso, deve se buscar a humanização que leve à transformação social na educação", defende Fátima. Estão em discussão também o  estabelecimento de um percentual dos impostos da União que hoje não estão vinculados, bem  como o aumento de verbas para a educação dos atuais 4,6 para 7% do PIB, em 2012.

SINTE/RN cobra da Secretaria de Educação de Natal cumprimento de acordos

     A direção do SINTE/RN enviou um ofício ao secretário municipal de educação, Elias Nunes, no qual manifesta a impaciência da categoria perante o não cumprimento de acordos assinados na última greve. Os ajustes firmados no final do movimento deveriam ter sido colocados em prática desde o dia 30 de maio.

     De acordo com Fátima Cardoso a categoria está mobilizada para um enfrentamento, caso os acordos não sejam consolidados.

Reivindicações

 

Gestão Democrática: Rede Estadual escolhe diretores

     A Comissão de Gestão Democrática já está trabalhando na preparação das eleições deste ano. Um grupo de diretores sugeriu uma alteração na lei que regulamenta o pleito. As mudanças dizem respeito ao prolongamento do tempo dos mandatos.

     Segundo Luzinete Leite, membro da Comissão, “a comissão não é de acordo que haja essas alterações solicitadas”. O SINTE/RN segue as orientações acordadas no Congresso de Gestão Democrática (que estabelece um mandato de 2 anos) e só realizaria uma mudança desse porte mediante outro congresso.

     Mesmo a Comissão não acatando o pedido, o encaminhou para apreciação da Secretaria Estadual de Educação e Cultura.

     A direção do SINTE aconselha que todas as escolas da rede estadual comecem as mobilizações para que as eleições sejam o mais participativas e democráticas possíveis.


 

Gestão Democrática: reforma opõe-se às eleições diretas

     A reforma apresentada pela prefeita de Natal, Micarla de Souza, colocava a função de diretores deveria ser indicada pelo executivo. A proposta foi encaminhada no início do semestre à câmara municipal de vereadores. Isso vai de encontro à lei de Gestão Democrática, que instituiu eleições diretas.

     A direção do SINTE/RN se reuniu com o procurador do município, Fernando Gaburri. Ele disse que considera isso um erro e que a decisão será republicada.

     O SINTE/RN alerta para que a categoria fique atenta para combater possíveis incoerências.

 

Diário Oficial divulga, neste sábado (15), 400 Promoções Verticais

     Na edição desta sábado, dia 15, o Diário Oficial do Estado (DEI) traz a publicação de mais 400 promoções verticais, de acordo com as resoluções interadministrativas 486, 487, 497 e 499. Confira a lista aqui.

     O DEI traz ainda uma retificação de uma promoção publicada na resolução interadministrativa 438. Veja aqui.

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: